Pular para a barra de ferramentas

Responder a: Aula 001 – Individuação, Individualidade e Integração

Início Fóruns Aulas Aula 001 – Individuação, Individualidade e Integração Responder a: Aula 001 – Individuação, Individualidade e Integração

Bia Rodrigues
Participante

Lino, parabéns pela excelente aula.
Acabei assistindo-a em duas etapas, pois moro em uma cidade muito pequena na serra da mantiqueira e o sinal de internet é muito ruim, a conexão cai toda hora.
Mas enfim consegui assistir e foi para mim muito esclarecedora.
Já havia lido alguns artigos referentes a individuação e também em cursos que fiz já ouvi algumas coisa,porém a maneira como você, Lino, abordou me ajudou muito.
Estou refletindo sobre este processo de individuação, a forma como ele se dá em nosso percurso aqui neste contexto em que nos encontramos, seres humanos; o que me faz pensar o seguinte: este processo de busca interior, de individuação, não acontece como o desenvolvimento biológico, para a individuação há a necessidade da busca, do querer, do empenho pessoal, sem isto este processo de individuação não acontece certo?
Desta forma podemos afirmar que cada um de nós é responsável pela sua própria individuação, sua própria evolução, mas também pela individuação do outro? E também dizer que grande parte de toda esta barbárie que vemos na sociedade tem relação com a falta de empenho pessoal em realizar o seu processo de individuação?
Por hoje é isto. Mas ainda vou assistir a esta aula mais algumas vezes ainda.
Abraços.
Gratidão.

Comments are closed.

Traduzir »