Pular para a barra de ferramentas

Responder a: Aula 002 – Análise da Influência dos Complexos Maternos e Paternos nos Relacionamentos Contemporâneos

Início Fóruns Aulas Aula 002 – Análise da Influência dos Complexos Maternos e Paternos nos Relacionamentos Contemporâneos Responder a: Aula 002 – Análise da Influência dos Complexos Maternos e Paternos nos Relacionamentos Contemporâneos

Anônimo
Inativo

Boa tarde professora Hellen Reis Mourão, quero primeiro agradecer pela aula sobre Análise da Influência dos Complexos Maternos e Paternos nos Relacionamentos Contemporâneos foi bastante interessante e é um tema que muito me interessa! Gostaria de solicitar se você pode disponibilizar um PDF com os textos que você leu no início do vídeo quando faz as explicações sobre complexos, bem como a indicação das referências de material que possamos acessar para explorar ainda mais esse tema.

A questão do complexo positivo e negativo me chamou bastante atenção porque já vi algumas explanações que associavam complexo positivo com sendo algo “bom” para o Ego, talvez em função do uso da palavra “positivo” que existe dentro deste conceito. E pelo que compreendi não é exatamente assim, já que o complexo positivo carregado por uma força excessiva pode vir a gerar uma condição patológica e que atrapalharia o processo de individuação tanto quanto o complexo negativo, seria realmente isso?

Outra questão que gostaria compreender, já que foi trabalhando algumas associações com a sexualidade, tanto do homem quanto da mulher. No caso da homossexualidade, da transexualidade e da bissexualidade há alguma associação trabalhada dentro da Psicologia Analítica? Vivo nesta existência a experiência da homossexualidade, e gostaria de ter melhores esclarecimentos dos complexos no que tange as questões da sexualidade. Não para ver essa condição homossexual como patologia, doença, ou algum julgamento moralista, nem tampouco para buscar algum tipo de cura, mas para saber se através das compreensões dos complexos vinculados a sexualidade se existem apontamentos que sejam favoráveis ao processo de individuação.

Comments are closed.

Traduzir »